11 de dezembro de 2013

Como comprar roupas de marca superbaratas na China

Como comprar roupas de marca superbaratas na China

Preparamos um guia completíssimo para você importar peças de vestuário através de sites estrangeiros
Por Ramon de Souza em 10 de Dezembro de 2013

Como comprar roupas de marca superbaratas na China 

(Fonte da imagem: Reprodução/ITV)
Ah, o Natal! Época de celebrar, descansar e se esbanjar com as clássicas comprinhas de fim de ano. Se você já está no clima de compra de presentes e procura uma forma de economizar ao máximo nesse final de 2013, que tal importar roupas da China através das milagrosas lojas virtuais?
Uma das grandes maravilhas da internet é a possibilidade de adquirir produtos do outro lado do mundo sem ter que sair do conforto da sua casa. Basta acessar o site certo, navegar entre os artigos pelos quais você se interessa e pedir para que o vendedor envie para a sua residência. Contudo, muitas pessoas ainda têm dúvidas e receios sobre o processo de importação, o que acaba impedindo-as de desfrutar das maravilhas que o comércio exterior tem a oferecer.
Foi pensando nisso que o Tecmundo resolveu preparar um guia completo com dicas importantíssimas para o importador de primeira viagem. Separamos alguns macetes interessantes para quem deseja se aventurar no mundo das compras online internacionais e se adquirir roupas de grife por valores muito mais justos do que os cobrados aqui no Brasil. Prepare-se, pois você está prestes a economizar muito dinheiro!
Como comprar roupas de marca superbaratas na China 

 (Fonte da imagem: Reprodução/Fashion Mommy)

Escolhendo um site confiável

Diferente do que muita gente acha, existe sim uma variedade enorme de sites de confiança para adquirir produtos diretamente do território de Mao Tsé Tung. Entre os sites de boa reputação, destacam-se o Light in the Box, o China Búye, o Romwe, o SammyDress, o WhoSale e o DH Gate.
Contudo, neste tutorial, nos focaremos em um dos serviços mais populares – e confiáveis – para importar produtos chineses da maneira mais simples possível: o AliExpress, que funciona de forma parecida aos populares eBay e Mercado Livre. Você pesquisa por alguma peça de roupa, confere os preços, escolhe um vendedor que possua uma boa reputação e manda enviar o artigo para sua casa escolhendo entre os mais diversos tipos de frete disponíveis.
A modalidade mais comum é a China Post Air Mail, que muitas vezes é oferecida gratuitamente pela maioria dos comerciantes; contudo, é também o tipo de frete mais demorado, sendo que muitas vezes você só receberá seu produto entre 15 e 50 dias. Se você estiver com pressa, a dica é optar pelo FedEx Express, Preferred Carrier, TNT ou DHL Express – essas transportadoras são bem mais caras, mas prometem a entrega da sua mercadoria em até oito dias úteis.
Como comprar roupas de marca superbaratas na China 
(Fonte da imagem: Reprodução/AliExpress)
O principal diferencial do AliExpress em relação a outros sites de importação chinesa é sua vasta compatibilidade com opções de pagamento. O serviço não suporta o aclamado Paypal, mas aceita uma grande variedade de cartões (crédito e débito), transferência em conta, WebMoney (gateway parecido com os famosos PagSeguro e MoIP) e até mesmo boleto bancário, opção desenvolvida especialmente para os consumidores brasileiros! Isso quer dizer que, diferente de outros portais de compra, não é necessário ter um cartão internacional para comprar qualquer produto no site.
E por falar em recursos feitos especialmente para os brasileiros, o AliExpress recentemente trouxe o AliOfertas para sua página portuguesa. Trata-se de um programa muito popular no território estrangeiro, no qual os próprios editores do site selecionam alguns anúncios que estejam com altos níveis de desconto (entre 25% e 70%). Todas essas ofertas, contudo, possuem um tempo limitadíssimo: geralmente, elas permanecem no ar durante no máximo 40 horas.

Como comprar roupas de marca superbaratas na China

Vale observar, contudo, que apesar de boa parte do www.aliexpress.com/br_home.htm estar em português do Brasil, você precisa efetuar suas pesquisas através de palavras-chave em inglês. Sendo assim, também é importante comentarmos sobre outro ponto que costuma confundir muitas pessoas, que é a...

Pesquisa de marcas

Existem palavras-chaves específicas que são muito mais efetivas na busca do AliExpress (e outros sites de compras da China) caso você esteja procurando artigos de uma grife em específico. Uma dica interessante é sempre usar siglas ou iniciais de uma marca famosa (ex.: Abercrombie & Fitch vira “A F”, Adidas vira “Adi”, Armani vira “AR” e Prada vira “Prd”). Isso também se dá ao fato de que muitos vendedores suprimem o nome completo das grifes nos títulos de seus anúncios, com o intuito de poupar espaço para outras informações relevantes (preço, promoção, disponibilidade, cores etc.).
Outra coisa que você pode (e deve) fazer é pesquisar por “apelidos” ou erros gramaticais que sejam comuns para certa marca. É muito fácil encontrar camisas da Lacoste ao pesquisar por “Crocodile” ou “Croc”, por exemplo. O mesmo serve para a Hollister (“Hollistes”, “Hollistants”), a Diesel (“Diezel”), a New Balance (“N shoes”) e para a Philipp Plein (“Philpp”, “Philippe”, “Philipp”).

Como comprar roupas de marca superbaratas na China 

 (Fonte da imagem: Reprodução/Shopping Iguatemi)

O mais importante: as medidas!

Todo mundo sabe que a estatura dos asiáticos é bem diferente da nossa. A turminha dos “olhos puxados” é bem mais baixa e magra, o que obviamente influencia muito a modelagem das roupas fabricadas e vendidas em seus territórios. Sendo assim, é preciso tomar muito cuidado na hora de escolher o tamanho de qualquer peça de vestuário.
Como comprar roupas de marca superbaratas na China 

 (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)
Antes de tudo, vale dizer que é impossível dizer a dimensão exata, em centímetros, de cada tamanho-padrão das roupas chinesas, visto que isso varia muito de fabricante para fabricante. Contudo, existe uma regrinha bastante utilizada que você pode recorrer quando estiver em dúvida: escolha sempre duas medidas acima daquela que você usa no Brasil. Exemplo: se você usa camisetas M (Médio), ignore roupas Medium, pule as peças Large e compre logo uma Extra Large (XL).

Como comprar roupas de marca superbaratas na China 

(Fonte da imagem: Reprodução/She Knows)
A escolha do tamanho correto será muito mais segura caso o vendedor em questão disponibilize as medidas (em centímetros) de cada uma de suas peças. Nesse caso, não sinta medo de pegar uma fita métrica e medir seu corpo, atentando-se às devidas traduções utilizadas no anúncio (busto vira “bust”, ombros viram “shoulder”, comprimento vira “length” e assim por diante). É muito comum que as medidas sejam disponibilizadas em inches (polegadas); tenha em mente que 1 cm equivale a 0,3937 polegadas, enquanto 1 polegada equivale a 2,54 cm. Prepare a calculadora!

Como comprar roupas de marca superbaratas na China

No caso dos calçados, você só precisa apoiar seus pés em uma folha sulfite branca e usar um canetão para contornar toda a extensão do seu membro. Em seguida, use a fita métrica para medir a extensão (em centímetros) do seu calcanhar até o fim de seus dedos. Utilize a conversão exibida em nossa tabela especial para saber a numeração que você deve escolher. O mesmo ocorre com a escolha dos anéis: use um barbante para saber o diâmetro do seu dedo e compare com a numeração utilizada pelo comércio chinês.
Como comprar roupas de marca superbaratas na China 

(Fonte da imagem: Reprodução/Shoe House)

Comparação de preços

Se você já sabe exatamente qual (ou quais) produto você pretende comprar, chegou a hora de pesquisar pelo preço mais em conta – afinal, você está procurando economizar ao máximo, não é mesmo? Nesse momento, você pode optar por seguir por dois caminhos: comparar valores através do próprio AliExpress (o que pode ser um pouco demorado, visto que existem milhares de vendedores comercializando o mesmo artigo) ou usar os sites especializados em comparativos.
O mais famoso deles é o CHN Price, que inclusive pode ser utilizado em português do Brasil (sua interface original é em russo). Essa página funciona de uma maneira bem simples: basta colar o link do produto no AliExpress em que você está interessado e clicar no botão “Pesquisa”. O site irá instantaneamente lhe apresentar o anúncio com o melhor custo-benefício encontrado (relação entre preço baixo e qualificação do vendedor). Agora você só precisa clicar no botão “Comprar” para colocar o item no seu carrinho!
Como comprar roupas de marca superbaratas na China

Como escolher um bom vendedor?

É essencial ficar atento e observar bem a reputação do comerciante do qual você comprará as suas roupas. Infelizmente, existem pessoas mal-intencionadas em todas as partes do mundo, prontas para enganar os mais inocentes e roubar dinheiro dos pouco precavidos. Felizmente, o AliExpress conta com um sistema muito simples e eficaz para você mensurar a confiabilidade de um vendedor antes de realizar qualquer tipo de transação bancária. A esse sistema, dá-se o apelido de “Feedback Level”.
Funciona assim: sempre que você realiza uma compra, será preciso posteriormente indicar seu nível de satisfação com a própria mercadoria. Você pode dar até cinco estrelas para um vendedor após cada compra, afirmando que ele é um comerciante excelente ou muito ruim. Com base no número de estrelas recebidas, cada lojista vai acumulando ou perdendo pontos (uma compra de 5 ou 4 estrelas adiciona um ponto, enquanto 3 estrelas não adiciona nenhum ponto e 2 ou 1 subtrai um ponto).
É de acordo com a quantidade de pontos recebidos ao longo de sua atividade comercial que um feirante do AliExpress vai subindo de “nível”. O nível mais alto existente no ranking do site é o 3.5, representado por cinco coroas azuis, comprovando que o vendedor acumulou absurdos 400.000 pontos. Não tem como não confiar em um usuário com tal categorização!

Como comprar roupas de marca superbaratas na China

A dica é comprar somente de comerciantes com, no mínimo, 200 pontos acumulados (nível 1.5, representado por cinco medalhas azuis). Algumas pessoas preferem trabalhar somente com vendedores que tenham 500 pontos (nível 2.1 ou uma joia azul) ou até mesmo 200.000 pontos (3.1, uma coroa azul).
Lembre-se também que, diferente do Mercado Livre, o AliExpress permite que você contate qualquer usuário do site através de mensagens privadas (procure e clique no botão “Contact Seller”), o que pode facilitar muito a negociação e resolução de eventuais dúvidas que você possa ter acerca de certa peça de roupa. Jamais hesite em perguntar qualquer coisa para um vendedor: afinal, o seguro morreu de velho!

Frete: a fronteira final

Parabéns! Você já escolheu seus presentes de Natal, comparou os preços, conferiu as medidas, interrogou o vendedor e realizou o pagamento pelo seu método favorito. Agora, chegou a hora de enfrentar o último desafio do processo de importação: o roteiro da sua encomenda através dos Correios. Tal roteiro sempre será o mesmo caso você tenha optado em comprar suas roupas através do frete mais básico; quando seu produto chegar no território nacional, ele invariavelmente estará nas mãos da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.
Como comprar roupas de marca superbaratas na China 

(Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)
Para dizer a verdade, não há muita coisa que você possa fazer nesta etapa; porém, é bem interessante entender toda a burocracia envolvida no processo (especialmente se você é do tipo que consulta o código de rastreio diariamente). Ao chegar no Brasil, seu pacote vai direto para o Centro de Tratamento de Correio Internacional, que atende pela sigla CTCI. Aqui, sua compra será analisada com muita calma em um processo que pode durar no máximo 40 dias (se você estiver com sorte, ele vai durar apenas 10). Depois de ser conferida, a encomenda pode ou não sofrer a tão temida tributação...

Como comprar roupas de marca superbaratas na China 

(Fonte da imagem: Reprodução/Globo)

Pagando os roub... Quer dizer, os impostos

Caso seja tributado, o pacote vai ficar retido durante mais algum tempo até que a Receita Federal emita a Nota de Tributação Simplificada (NTS), documento fiscal que discrimina os impostos cobrados e que posteriormente lhe será entregue junto com a mercadoria em questão. Se o produto exceder o valor de US$ 500, você receberá um email ou telegrama exigindo que você elabore uma Declaração Simplificada de Importação (DSI), documento que pode ser criado através da ferramenta “Importa Fácil” dos próprios Correios (clique aqui para acessá-la).
Depois de se cadastrar no serviço como importador, você deve informar o número do rastreamento e o código de liberação informado no telegrama/email recebido. A partir de então, segue-se um formulário pelo qual você deve informar o valor dos itens comprados e outros detalhes referentes à importação. Até que tudo isso seja feito, sua mercadoria vai continuar lá, paradinha...


Como comprar roupas de marca superbaratas na China

Depois que a NTS ou DSI for emitida, a encomenda será entregue para o Centro de Tratamento de Encomendas (CTE) mais próximo, período que pode se estender por até 10 dias úteis. Geralmente, o produto precisa ainda ser enviado para o Centro de Distribuição Domiciliar (CDD) da sua região, para ter como “destino final” uma simples Agência dos Correios (AC). Lá, a compra ficará aguardando sua retirada. É neste momento que você deve pagar os impostos com dinheiro vivo.
Você pode até tentar contestar a sua taxação e exigir que a Receita Federal examine mais uma vez o seu NTS, na esperança que o valor dos impostos caia um pouco. Contudo, nesse caso, um pedido formal terá que ser aberto na AC, que por sua vez irá transferir seu produto para alguma CTE, que só então vai enviá-lo de volta para a CTCI. Esse segundo exame pode demorar um mês, e geralmente não dá resultados satisfatórios. É, o jeito mais simples e rápido é realmente abrir sua carteira.

Como comprar roupas de marca superbaratas na China 

Tá bom, né... (Fonte da imagem: Reprodução/DiplomataFM)

Não fui taxado! A felicidade existe!

Parabéns! Nesse caso, sua encomenda sairá do CTCI diretamente para o CTE ou CTCE (Centro de Tratamento de Cartas e Encomendas) mais próximo de sua região, para passar por outros processos burocráticos que costumam durar pelo menos três dias. Logo sua tão aguardada encomenda estará batendo na sua porta!

Como comprar roupas de marca superbaratas na China 

Ebaaaa!!! (Fonte da imagem: Reprodução/Ecommerce News)

Ferramentas auxiliares

Se você ainda estiver com dúvidas ou medo de comprar roupas diretamente da China, você pode contar com a ajuda de algumas ferramentas auxiliares que o Tecmundo preparou especialmente para os iniciantes na “arte de importar”.
  • Convert Clothes – aplicativo gratuito para iOS que lhe ajuda a converter medidas de roupas utilizando padrões de vários países ao redor do mundo. Entre as alternativas disponíveis para o sistema Android, destacam-se o Simple Clothers Converter e o Clothing Size Conversion.
  • Comprei no AliExpress – grupo hospedado no Facebook no qual você pode tirar dúvidas e trocar experiências com outras pessoas que possuem maior vivência na importação de produtos através do AliExpress. É preciso solicitar a entrada.
  • AliExpress Mobile – o AliExpress conta com aplicativos oficiais para Android e iOS – ambos são gratuitos. Nada melhor do que comprar roupas novinhas pela tela do seu smartphone ou tablet.
  • Conversor de Moedas Yahoo! – a maior parte dos sites confiáveis citados no início desta matéria permitem que você visualize os preços dos produtos na moeda corrente do seu próprio país (ou seja, o real). Ainda assim, nunca é demais ter uma conversão de moedas sempre à mão para evitar confusões com valores estrangeiros.
Como comprar roupas de marca superbaratas na China 

 (Fonte da imagem: Reprodução/AliExpress)

Divirta-se!

Como você pôde conferir, importar roupas diretamente da China não é uma tarefa tão monstruosa como algumas pessoas acreditam. Basta ter atenção, perseverança e um pouquinho de paciência. Quando você fizer as contas da economia obtida ao adquirir produtos de boas marcas em território estrangeiro (mesmo se você for taxado no processo), com certeza notará que o trabalho valeu a pena. Aproveite seus presentes e boas festas!

 Fonte:TecMundo